No setor de transportes, diversas etapas são necessárias para que tudo ocorra bem do início ao fim. Dentre elas, está a de logística de armazenagem.

A armazenagem, nos dias de hoje, é imprescindível às empresas que querem ter controle sobre os produtos, insumos e materiais que têm sob sua responsabilidade. Além disso, ela se tornou, também, uma ação estratégica capaz de melhorar cada vez mais o mercado.

Quando essa etapa é feita corretamente, o atendimento torna-se mais certeiro, bem como auxilia na distribuição da carga, o que impacta diretamente na satisfação positiva do cliente – ponto fundamental para qualquer tipo de negócio.

Confira a seguir as principais informações sobre a logística de armazenagem e entenda como ela funciona em todo o processo.

O que é a logística de armazenagem?

De maneira resumida, a armazenagem consiste em todo o procedimento de armazenar as cargas que serão distribuídas posteriormente.

Ao contrário do que muita gente pensa, essa etapa da logística não funciona isoladamente, uma vez que é composta por um conjunto de funções, como: recepção, descarga, carregamento, arrumação e conservação. Quando feito de maneira planejada e controlada, tudo isso promove a redução de custos da empresa, assim como a otimização de seus serviços.

Um aspecto muito importante dentro da logística de armazenagem é evitar que os produtos sejam desperdiçados e/ou danificados. Em outras palavras, essa etapa é capaz de verificar quais são as cargas que precisam ser despachadas por primeiro.

Todas essas questões são fundamentais para que o fluxo da empresa esteja sempre otimizado e, os custos, permaneçam reduzidos.

As etapas da armazenagem

Para que todas as etapas da armazenagem aconteçam, é preciso que elas estejam no mesmo lugar. E o eixo central dessa logística é o armazém, local em que toda a gestão de materiais é realizada.

Conheça um pouco mais sobre as etapas que compõem a armazenagem:

Entrada

Para que a logística de armazenagem possa existir, é preciso que as cargas sejam recebidas em um primeiro momento. Dessa maneira, a etapa de entrada faz com todas as mercadorias cheguem de maneira adequada, bem como sejam despachadas da forma correta até os paletes.

Estoque

Depois que as mercadorias chegam no armazém, os operadores precisam verificar todas elas. Essa é uma fase que precisa ser feita com muita cautela, pois é nela que todas as informações da carga são conferidas com a nota.

Feito isso, os produtos são direcionados para a estocagem.

Identificação

Depois de estocados, os operadores precisam identificar e lançar todos os itens dentro do sistema da empresa. Mais uma vez, essa tarefa precisa ser feita com muita atenção.

Separação

Na etapa de separação, os produtos saem dos paletes de onde estavam para serem fracionados. Muitas vezes, essa parte é bastante trabalhosa, visto que as mercadorias podem ser de vários tipos e cada um deles precisa ser distribuído separadamente.

Expedição

Última etapa da logística de armazenamento, a expedição é o momento em que a mercadoria sai do armazém para ser coletada pela transportadora.

Tipos de armazenagem

Existem no mercado diferentes tipos de armazenagem – e saber a diferença entre eles é essencial para saber qual melhor se encaixa dentro da realidade da sua empresa.

Própria

Como o próprio nome já diz, a armazenagem própria acontece quando a própria empresa de transporte armazena as mercadorias.

Quando feita dessa maneira, a empresa demanda de mais colaboradores, pois é preciso não só operar, mas também gerir o local. Sendo assim, o custo de uma armazenagem própria pode ser superior às demais.

Além disso, é superimportante que a empresa ofereça treinamentos regulares aos operadores, garantindo qualidade nos processos e melhor eficiência no trabalho como um todo.

Terceirizada

Opção mais vantajosa para a maioria das empresas de transporte, a armazenagem terceirizada é quando toda a etapa de armazenagem fica sob responsabilidade de uma empresa especialista na área.

O principal benefício desse tipo é que sua empresa não arca com os custos nem de treinamento, nem dos cuidados com o armazém. Ademais, o recurso é excelente para evitar perdas e desperdícios das cargas, pois o processo de estocagem é acompanhado de perto pelos responsáveis da área.

Contratada

A armazenagem contratada funciona como um meio termo da armazenagem própria e da terceirizada. Aqui, a empresa de transporte contrata o armazém e coloca operadores próprios para trabalhar nele.

Portanto, nesse tipo de armazenagem há os custos do aluguel do armazém e também da equipe capacitada para lidar com todos os procedimentos.

Vantagens de uma boa armazenagem

O mercado conta com uma variedade enorme de produtos dentro do estoque das empresas e, por conta disso, a logística de armazenagem entra como uma ajuda e tanto na hora de organizar tudo antes do transporte.

Confira algumas das vantagens que ela traz para uma empresa:

Localização centralizada

Pelo fato da armazenagem ser feita no armazém, toda a carga fica centralizada em apenas um local, otimizando a movimentação das mercadorias.

Quando a centralização é feita, todos os processos dessa logística são facilitados, desde a entrada até a expedição, principalmente se o armazém estiver localizado perto das rodovias, aeroportos e portos.

Rapidez no atendimento

Na logística de armazenagem, são utilizados sistemas de consolidação de cargas, o que aproxima ainda mais o relacionamento entre clientes e fornecedores. Além disso, a agilidade no atendimento torna-se mais eficiente também.

Redução de custos operacionais

Como já comentado, uma boa logística de armazenagem proporciona redução de custos à empresa de transportes, pois evita o tempo de permanência dos produtos no estoque.

Outra questão que é proporcionada pela armazenagem é a determinação da rota que o modal escolhido irá fazer. Nas cargas fracionadas, por exemplo, é possível verificar antes quais os produtos que precisam ser transportados e qual o melhor caminho a ser seguido.

Para compreender melhor sobre a carga fracionada, confira o texto Transporte rodoviário: características e vantagens.

Melhoria na experiência do cliente

Hoje em dia, a boa experiência do cliente é fundamental para que novos negócios sejam possíveis. Portanto, quando a armazenagem é bem feita, não há como o seu cliente não ficar satisfeito com o trabalho.

Sobre a Transligue

A Transligue atua no mercado de transporte de cargas há mais de 20 anos e, dentre os serviços que oferece, está a logística de armazenagem.

Hoje, a empresa oferece um sistema bem estruturado e com total segurança, pois conta com a parceria da TLG Logística – localizada dentro do maior condomínio multissetorial da América do Sul.

Para conhecer mais dos nossos serviços, acesse o nosso site www.transligue.com.br ou preencha este formulário para entrar em contato conosco.

Voltar para o blog