O sistema de segurança na cadeia logística garante que todas as empresas envolvidas no processo vão manter o protocolo de qualidade e segurança com padrões internacionais. Isso é extremamente importante, principalmente pelo fato das importações e exportações dependerem de diferentes pessoas para que uma carga seja transportada.

Com os sistemas de gerenciamento de cadeia logística, é possível observar diferentes aspectos, tais como: compromisso de gestão, políticas e metas, nomeação de um líder ou representante, responsabilidade de cada área envolvida, mecanismos de controle e monitoramento, entre outros.

Quando uma empresa de transporte de cargas adota esse sistema, todo o processo fica muito mais visual, evitando perdas e otimizando suas operações. Dessa forma, as políticas entre uma empresa e seus parceiros são fortalecidas e, caso algo saia do esquema, a sua identificação se dá de forma muito mais rápida.

No texto a seguir, você vai entender melhor sobre como a cadeia logística funciona, assim como de que forma ela é implementada dentro de uma empresa. Confira!

O que é a cadeia logística?

A logística internacional é composta por diversas cadeias que se cruzam nas fronteiras internacionais de um país. Em outras palavras, ela acontece quando uma mercadoria sai de um país para entrar em outro.

Com essas cadeias, a combinação de fabricantes, distribuidores e operadores logísticos é realizada, o que faz com que todo o processo caminhe em uma só direção, buscando sempre a excelência no serviço e o menor custo possível.

Para que cada cadeia logística opere, é necessária a existência de polos logísticos intermodais, ou seja, pontos que são responsáveis pela continuidade do processo que estava sendo feito anteriormente. Com eles, todo o fluxo sai de forma muito mais capacitada, desde a produção do produto até o seu transporte.

A importância de mantê-la segura

Como a cadeia logística funciona dentro do comércio internacional, mantê-la sempre em segurança e dentro de um padrão é fundamental para que tudo saia de acordo com o combinado.

Seu dinamismo depende da fluidez dos níveis internacional, nacional e local, a fim de que as etapas da importação e/ou exportação sejam concluídas sem interrupção. Para isso, é preciso verificar se todos os aspectos estão de acordo com cada país, para que nenhuma carga fique “presa” em um lugar e impedida de chegar ao destinatário final.

Diante disso, é muito importante que as empresas atuem de maneira preventiva, fazendo com que o processo seja realizado dentro das leis. Para tal, implementar estratégias que requerem esforços das organizações privadas e também do governo é fundamental, pois em caso de qualquer problema, todos estarão em sinergia e saberão o que fazer para resolver a questão.

Como fazer?

Para que o processo da sua empresa esteja devidamente seguro dentro de uma cadeia logística, a primeira coisa que precisa ser feita é a análise de risco de todas as operações. Caso seja encontrado algo que esteja fora do combinado, seu ajuste é necessário para que outros problemas maiores não aconteçam posteriormente.

Para te ajudar nessa questão, veja as dicas abaixo:

⦁ Os planos de segurança e de logística precisam estar bem alinhados ao plano de negócios da empresa;
⦁ A existência de um planejamento completo, isto é, do início ao fim do processo, é imprescindível;
⦁ Priorizar os gastos e investimentos precisa entrar no processo também.

Além desses 3 pontos, a demonstração de dados também se faz essencial. Com eles, você conseguirá mapear os indicadores da sua gestão, registrando os incidentes e as prevenções que conseguiram ser feitas.

E por falar em prevenção, ela só é alcançada quando todas as áreas de uma empresa funcionam conforme o planejado. Investir em tecnologias que auxiliam nas etapas da cadeia logística, bem como promover treinamentos aos colaboradores da empresa torna-se interessante justamente para que as operações sejam continuadas.

Certificado OEA

Algumas certificações são existentes para o comércio exterior – e uma delas é o OEA (Operador Econômico Autorizado).

Com essa certificação, a Receita Federal reconhece que os operadores da cadeia logística internacional são capazes de gerir todos os riscos que são envolvidos em uma carga de importação ou exportação, desde à segurança física até às conformidades tributárias.

Quando uma empresa recebe tal certificação, fica comprovado que todos os requisitos e critério do OEA são seguidos. Dessa forma, o operador é classificado como de baixo risco e confiável, facilitando e agilizando todas as etapas do transporte que envolvam a Aduana Brasileira.

Como a Transligue atua na cadeia logística

A Transligue foi fundada na cidade de Jaraguá do Sul (SC) em 2000. Desde então, atua com uma equipe altamente qualificada e comprometida em diferentes frentes do transporte de cargas.

Com ampla experiência nos diversos modais, a empresa conta com uma frota diversificada e atual, além de uma boa infraestrutura para que todas as etapas do transporte ocorram com excelência.

Ainda contamos com uma equipe especializada para atender os principais portos e aeroportos do Brasil, locais fundamentais para todas as cargas que entram ou saem do país. Além do mais, para agilizar o procedimento do transporte rodoviário desses produtos, contamos com a certificação pela Receita Federal para atuar em Regime DTA.

Hoje, atuamos em três estados diferentes (São Paulo, Santa Catarina e Paraná) e possuímos bases nas seguintes localizações:

⦁ Guaramirim/SC;
⦁ Joinville/SC;
⦁ Itajaí/SC;
⦁ São José/SC;
⦁ Campinas/SP;
⦁ São Paulo/SP;
⦁ São José dos Pinhais/PR.

Para conhecer mais da nossa história e dos nossos serviços, acesse www.transligue.com.br. Caso queira realizar uma cotação para o seu transporte, entre em contato direto com a gente.

Voltar para o blog